Clicky

Quem não ama a verdade, estuda pelo motivo errado - Altair Fonseca
é preciso amar a verdade
Sem categoria

Quem não ama a verdade, estuda pelo motivo errado

Você ama a verdade? Pelo menos esforça-se por buscá-la a cada dia em um exame adequado das informações que pode acessar? Quem está desvinculado da realidade e não esforça-se por contribuir para um mundo melhor, certamente estuda pelo motivo errado. Entre esses erros, estão a paixão por um político ou partido, a idolatria a uma ideologia ou simplesmente um vaidoso interesse financeiro.

Veja também: Você teria 2 horas por dia para dedicar aos estudos?

O que você ama?

O padre dominicano francês A. D. Sertillanges, no excelente livro A vida intelectual, nos leva a refletir sobre a importância das coisas que amamos: “A vida é uma unidade: seria muito surpreendente se fosse possível pôr em marcha um lado e desconsiderar o outro, e viver num mundo de ideias que não nos fizesse perceber tamanho erro. De onde vem essa unidade de vida? Do amor. ‘Diz-me o que amas e te direi quem és'”.

O que você ama? Sabendo que é impossível viver fora da unidade que nos rege, fica evidente que nossos afetos direcionam nossa existência. Você ama a Deus? Ótimo, pois caminhará na luz e todos os seus afazeres serão direcionados para Ele. Você ama um partido político? Bem, mesmo que esse partido cometa as maiores atrocidades, você vai tentar justificá-las e viverá na cegueira, ordenando a sua vida conforme as ideologias de tal partido. Não parece sensato que devemos amar a Verdade?

O que você ama
O que você ama

Quem não ama a verdade, estuda pelo motivo errado

Em tempos de grandes fraudes, o verdadeiro intelectual precisa ser bom e precisa amar a verdade. Em cada ação que realizarmos, busquemos os nobres objetivos. Vamos refletir sobre essa realidade com os ensinamentos do padre dominicano francês A. D. Sertillanges. Assista:

É preciso amar a verdade – A Vida Intelectual, por A. D. Sertillanges #15

Ame a verdade

Os que amam a verdade e se empenham em buscá-la, já estão no caminho da santidade. Vejamos o que o religioso francês diz: “A verdade vem até os que a amam, aos que a ela estão abertos, e este amor não é sem virtude. Deste ponto de vista, apesar de suas possíveis falhas, a inteligência que trabalha já é virtuosa; para que atinja a santidade, bastará que seja o máximo possível ela mesma”.

Se Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida, quem busca a verdade vai encontrar o Senhor e, encontrando o Senhor, encontra a fonte de toda a vida e santidade. Que a sua busca seja direcionada pelos mais altos ideais, ou seja, que o seu maior ideal seja buscar as coisas do alto.

Ame a verdade
Ame a verdade

Inscreva-se no canal de Altair Fonseca no YouTube.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *