Ícone do site Altair Fonseca

Oração de Santo Anselmo ao Anjo da Guarda

Oração de Santo Anselmo ao Anjo da Guarda

Oração de Santo Anselmo ao Anjo da Guarda

Os Anjos são mensageiros e executores dos decretos divinos. Contar com o auxílio dessas criaturas, que têm como objetivo contribuir para a nossa salvação, é um grande consolo de Deus. A seguir você vai aprender uma belíssima oração de Santo Anselmo, Arcebispo de Cantuária, ao Anjo da Guarda.

Veja também: Santo Isidoro, o agricultor que tinha os anjos como companheiros de trabalho.

Santo Anselmo, o “Doutor Magnífico”

Como fundador da teologia escolástica, a tradição cristã atribuiu a Santo Anselmo o título de “Doutor Magnífico” porque foi magnífico seu desejo de aprofundar os mistérios divinos, através de três etapas: a fé, como dom gratuito de Deus; a experiência ou encarnação da Palavra na vida diária; e o conhecimento ou intuição contemplativa. De fato, Anselmo afirma: “Senhor, eu não tento penetrar na vossa profundeza, porque nem posso comparar meu intelecto com ela. Porém, queria entender, pelo menos até certo ponto, a vossa verdade, que meu coração acredita e ama. Eu não procuro entender para acreditar, mas acredito para entender”.

A humildade de Santo Anselmo

Oração de Santo Anselmo ao Anjo da Guarda

Ó espírito angélico, a cujos próvidos cuidados entregou-me Deus Nosso Senhor, rogo-vos que sempre queirais guardar-me e proteger-me, assistir e defender de todo assalto do demônio, quer eu esteja acordado, quer dormindo. Ó sim, assisti-me noite e dia e, a todo momento, sede sempre ao meu lado onde quer que eu me ache. Afastai para longe de mim todas as tentações de Satanás, e, do misericordiosíssimo Juiz e Senhor Nosso, que vos constituiu meu guarda e a vós me confiou, obtende-me por vossa intercessão a graça, que de todo desmerecem os meus atos, de permanecer imune de toda culpa em minha vida. E se por infelicidade eu me encaminhasse para a estrada do vício, fazei por reconduzir-me pela senda da virtude ao meu divino Redentor. Quando me virdes oprimido pelo peso das angústias, fazei-me experimentar a ajuda de Deus onipotente. Peço-vos também que me descubrais, se isto pode ser, o termo dos meus dias, e que não permitais que a minha alma, quando se desprender do corpo, seja aterrorizada pelos espíritos malignos, ou venha a ser objeto de escárnio para eles, ou deles seja presa desesperada. Não, não me abandoneis jamais, até que me tenhais conduzido ao céu, para gozar da vista do meu Criador, e ser eternamente feliz em companhia de todos os santos. Tal felicidade me seja dado atingir, mediante a vossa assistência e os merecimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Referências:

FERRETTI, Augusto. Os Santos Anjos da Guarda. Dois Irmãos: Minha Biblioteca Católica, 2022.

S. Anselmo, Arcebispo de Cantuária e Doutor da Igreja. VaticanNews. Brasil, 2022. Disponível em: <https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/04/21/s–anselmo–arcebispo-de-cantuaria-e-doutor-da-igreja.html>. Acesso em: 08 fev. 2023.

Sair da versão mobile