Ícone do site Altair Fonseca

Por que as pessoas de hoje não querem mais se casar? Verdades que o mundo não suporta ouvir

As pessoas não querem mais se casar

As pessoas não querem mais se casar

Você já se perguntou por que as pessoas de hoje não querem mais se casar? Basta conversarmos com pessoas de outras gerações para percebermos como os tempos mudaram e como o matrimônio tem sido deixado de lado. Constatar que as pessoas não querem mais assumir para si um lindo plano do amor de Deus para a humanidade é lamentável. Hoje vamos tentar entender porque isso está acontecendo.

Veja também:

O diabo não gosta de casamento

Os três inimigos da alma são o mundo, a carne e o diabo. Este último, odeia com grande fúria tudo o que é obra de Deus e tem raiva especial da humanidade, tão amada pelo Senhor. Como o matrimônio é criado e amado por Deus, o diabo tenta destruí-lo de todas as maneiras possíveis e podemos perceber isso claramente nos intensos ataques que as famílias recebem.

O diabo não gosta de casamento

Por que as pessoas de hoje não querem mais se casar?

As pessoas de hoje não querem mais se casar e no vídeo a seguir Frei Gilson enumera as principais causas que afastam tanta gente do matrimônio. Será que você ou algum conhecido não estão adiando esse passo tão importante? Será que vale a pena viver no pecado, sem receber a bênção de Deus para que a relação entre o homem e a mulher seja verdadeiramente fecunda? Assista:

Por que as pessoas de hoje não querem mais se casar? | Pregação

O casal precisa conhecer a profundidade do matrimônio

A consciência que o casal possui acerca do matrimônio é de suma importância para que as suas vidas sejam conduzidas e orientadas para o amor e para a realização de ambos, mistério que ultrapassa a realidade humana, histórica e cultural.

A moral matrimonial, entendida à luz da fé cristã, não deve ser vista apenas como um mero contrato entre um homem e uma mulher. Trata-se de um sacramento que tem a sua fundamentação na pessoa de Jesus Cristo, conforme é apresentada pela Tradição da Igreja. Dessa forma, é necessário compreender a moral conjugal à luz do mistério da sacramentalidade do matrimônio, onde a mútua doação de ambos e a vivência de um para o outro terá a sua razão de ser em Deus. Assim sendo, a visão que estes possuem acerca do sacramento do matrimônio deve orientá-los constantemente diante dos problemas que se apresentem internamente em suas vidas e das insídias externas que tentem a macular esse solo sagrado.

Matrimônio, sinal visível do amor de Deus

O matrimônio, enquanto sacramento, é sinal visível do amor de Deus pela humanidade, da união indissolúvel e fecunda de Cristo e de sua Igreja. Uma aliança vivida na fidelidade e no compromisso mútuo de amar incondicionalmente e exclusivamente um ao outro. Desta forma, assumindo o compromisso de amar respeitosamente um ao outro, a celebração matrimonial deve estender-se na vida cotidiana do casal, como sendo um compromisso de amor com o próprio Cristo, que amou e se entregou por sua Igreja (Ef 5, 25).

É preciso que a humanidade redescubra a profundidade do matrimônio e entenda que, por este sacramento, as pessoas são chamadas a participarem do plano de amor de Deus por todos.

Referências:

LIMA, Adolfo. O Sacramento do Matrimônio como solo sagrado. Diocese de Crato. Brasil, 2020. Disponível em: <https://diocesedecrato.org/o-sacramento-do-matrimonio-como-solo-sagrado/>. Acesso em: 22 nov. 2022.

Sair da versão mobile