Clicky

Político diz que Círio de Nazaré não é mais da Igreja Católica e recebe resposta firme da Arquidiocese de Belém do Pará e do padre Gabriel Vila Verde - Altair Fonseca
Círio de Nazaré
Notícias e análises / Vídeos

Político diz que Círio de Nazaré não é mais da Igreja Católica e recebe resposta firme da Arquidiocese de Belém do Pará e do padre Gabriel Vila Verde

No cenário atual, percebemos muitos políticos que tentam instrumentalizar a religião e agem de maneira oportunista. Obviamente, toda atitude nesse sentido, seja de direita, esquerda, centro ou qualquer outra posição, deve ser repudiada. A última escorregada de um político está relacionada ao Círio de Nazaré, tradição católica de mais de 200 anos que acontece em Belém/PA.

Veja também:

Círio de Nazaré não é mais da Igreja Católica?

A confusão, que gerou a manifestação de muitos católicos, aconteceu após a visita do candidato à presidência Lula (PT) em Belém, onde foi recebido pelo prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL), que presenteou o candidato à presidência com uma réplica da imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Até aí tudo bem e o foco não é no petista, mas na fala do prefeito.

O atual prefeito de Belém, convidou Lula e sua esposa Janja, para participarem do Círio de Nazaré 2022. Na ocasião, Edmilson disse que a festa do Círio “já não é mais da Igreja Católica”1, confira: 

Prefeito do PSOL diz que Círio de Nazaré não é mais da Igreja Católica

A resposta da Arquidiocese de Belém

A Arquidiocese de Belém publicou uma nota de repúdio ao ocorrido e solicitou maiores explicações. Confira a publicação na íntegra a seguir:

Arquidiocese de Belém
Arquidiocese de Belém

A Arquidiocese de Belém lamenta profunda e publicamente as afirmações proferidas no dia 1º de setembro, em Belém, em que sua excelência o Prefeito Municipal declarou o Círio de Nazaré como não pertencente à Igreja Católica.

As palavras pronunciadas pelo prefeito feriram completamente não só a comunidade católica, mas a veracidade dos fatos históricos, uma vez que em sua edição de número 230, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré sempre foi e sempre será da Igreja Católica Apostólica Romana.

Sabemos que o Círio é tido como a maior festa religiosa do mundo, uma grandiosa manifestação de fé e devoção a Nossa Senhora de Nazaré, inclusive reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo IPHAN e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO e, como tal, tem significativa influência na cultura paraense, sem deixar de ser expressão plenamente católica.

Assim sendo, toda e qualquer pessoa se sinta bem-vinda para viver e participar desta manifestação mariana, independentemente de sua devoção. Porém, jamais será permitida pela Arquidiocese de Belém qualquer manifestação que pretenda se apossar e muito menos ultrajar nossa fé católica, independente das intenções ou pretensões de qualquer ordem.

Convidamos a todo povo de Deus a manifestar a ação de graças por mais um Círio a ser realizado com toda a dignidade, e conclamamos, mais do que nunca, que preservemos em nossos corações a maior devoção mariana de nosso povo, o Círio de Nazaré. Sintam-se todos convidados, ninguém se sinta excluído e todos respeitem nossa fé católica, como procuramos respeitar o direito de liberdade religiosa em nossa sociedade.

Desejamos manter o relacionamento atencioso e dialogal com todas as autoridades legitimamente constituídas, como já fizemos nesta ocasião, ao manifestar nossa estranheza e solicitar manifestação pública esclarecedora, em vista da superação do impasse e do escândalo indesejado por todos, certos de que as instâncias civis e religiosas continuarão a exercer sua própria missão, mantendo a necessária autonomia correspondente à liberdade religiosa garantida pela Constituição Brasileira.

Belém do Pará, 3 de setembro de 2022, Festa de São Gregório Magno, que foi Prefeito de Roma e Papa!2

Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo Metropolitano de Belém

A reposta do padre Gabriel Vila Verde

Em suas redes sociais, padre Gabriel Vila Verde, que sempre defende a fé católica com muita coragem, respondeu o ocorrido e aproveitou para dar uma catequese sobre o tema.

Padre Gabriel Vila Verde
Padre Gabriel Vila Verde

“O prefeito de Belém do Pará afirmou que o Círio de Nazaré não é mais da Igreja Católica, pelo fato de ser uma festa que também atrai pessoas de outros credos. No entanto, o Sr. prefeito deve entender que a participação de pessoas não católicas em um evento como este, não muda em nada a essência da festa, assim como a entrada de políticos num templo católico não faz do templo um patrimônio público. O Círio nasceu católico e sempre será católico! Ele pertence à Igreja, assim como é o Cristo Redentor, a estátua do Padre Cícero, a basílica de Aparecida, o manto de Guadalupe, a Gruta de Lourdes, o convento da Penha, o Santo Sudário, os túmulos dos apóstolos, a Capela Sistina e tantos outros tesouros que estão sob nossa guarda e proteção. Todos podem ver, todos podem usar, todos podem entrar, todos podem participar, mas continuam sendo coisas da Igreja Católica Apostólica Romana, da qual ninguém leva, ninguém tira e ninguém toma!”.

Referências:

  1. Círio: Taveira repudia fala de Edmilson e prefeito responde. DOL. Belém, 2022. Disponível em: <https://dol.com.br/noticias/para/769443/cirio-taveira-repudia-fala-de-edmilson-e-prefeito-responde?d=1>. Acesso em: 03 set. 2022.
  2. Nota de Esclarecimento sobre uso indevido do Círio em manifestação pública. Arquidiocese de Belém. Belém, 2022. Disponível em: <https://arquidiocesedebelem.com.br/nota-sobre-uso-indevido-do-cirio/>. Acesso em: 03 set. 2022.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *