Clicky

Orações a São Camilo de Lellis, padroeiro dos enfermos, hospitais e profissionais de saúde - Altair Fonseca
Orações a São Camilo de Lellis
Orações

Orações a São Camilo de Lellis, padroeiro dos enfermos, hospitais e profissionais de saúde

Todos os anos, no dia 14 de julho, a Igreja celebra a memória de São Camilo de Lellis, que é o grande intercessor de todos os enfermos e profissionais de saúde. As preces deste santo da Igreja Católica traz alívio ao sofrimento dos enfermos que, esperam em Deus, a redenção da cura. Ele também oferece estímulo aos profissionais que, misericordiosamente, se dedicam àqueles que necessitam de cuidado físico e espiritual durante suas doenças.

Veja também: Com simples orações, peça à Santíssima Trindade: Fé, Esperança e Caridade.

Sobre São Camilo de Lellis

Pela dor de uma ferida incurável, São Camilo de Lellis foi tocado a servir ao próximo e abraçar a sua vocação sacerdotal. Sua beatificação ocorreu em 1742, sendo canonizado quatro anos depois pelo Papa Bento XV. Só durante o pontificado do Papa Leão XIII, no século XIX, São Camilo foi declarado patrono dos doentes e dos hospitais do mundo inteiro. Papa Pio XI, já no século XX, estendeu sua proteção também aos profissionais que trabalham com assistência médica. 

São Camilo de Lellis
São Camilo de Lellis

Orações a São Camilo de Lellis, padroeiro dos enfermos, hospitais e profissionais de saúde

Oração para alívio no sofrimento e estímulo ao trabalho

Glorioso São Camilo, volvei um olhar de misericórdia sobre os que sofrem e sobre os que os assistem. Concedei aos doentes aceitação cristã, confiança na bondade e no poder de Deus. 

Dai aos que cuidam dos doentes dedicação generosa e cheia de amor. Ajudai-me a entender o mistério do sofrimento, como meio de redenção e caminho para Deus. 

Vossa proteção conforte os doentes e familiares, e os encoraje na vivência do amor. Abençoai os que se dedicam aos enfermos, e que o bom Deus conceda paz e esperança a todos. Amém.

Oração do enfermo

Senhor, coloco-me diante de ti em atitude de oração. Sei que me ouves, tu me conheces. Sei que estou em ti e que tua força está em mim. Olha para meu corpo marcado pela enfermidade. Sabes, Senhor, o quanto me custa sofrer. Sei que não te alegras com o sofrimento de teus filhos. 

Dá-me, Senhor, força e coragem para vencer os momentos de desespero e de cansaço. Torna-me paciente e compreensivo. Ofereço minhas preocupações, angústias e sofrimentos, para ser mais digno de ti.

Aceita, Senhor, que eu una meus sofrimentos aos de teu Filho Jesus, que, por amor aos homens, deu sua vida na Cruz. Peço, ainda, Senhor: ajuda os médicos e enfermeiros a terem para com os pacientes a mesma dedicação e amor que São Camilo tinha. Amém.

Feliz de quem pratica o bem!

Disse São Camilo de Lellis: “O mundo é uma morada de aluguel, onde se passa a noite e uma parte da manhã. A vida está nas mãos do Senhor, Feliz de quem pratica o bem neste mundo”.

Como é bom e gratificante servir a Deus naqueles que mais precisam! Cada gesto de sincera caridade nos aproxima do Senhor e permite que o amor de Deus se faça mais presente neste mundo.

Feliz de quem pratica o bem
Feliz de quem pratica o bem!

São Camilo de Lellis, padroeiro dos enfermos, hospitais e profissionais de saúde, rogai por nós!

Referências:

CAMILIANOS. Conheça a oração de São Camilo. Disponível em: https://blog.camilianos.org.br/conheca-a-oracao-de-sao-camilo-57. Acesso em: 12 jul. 2023.

Autor

Filho muito amado de Deus, Católico Apostólico Romano, amante de quadrinhos e livros, Altair Fonseca busca neste espaço partilhar conteúdos que nos ajudam na caminhada para o Céu. Formado em Publicidade e Propaganda, trabalha em assessoria de comunicação, além de ser ilustrador.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *